sábado, 13 de abril de 2013

PIP - Programa de Intervenção Pedagógica -



Porque devemos mapear os resultados das avaliações?
Como estamos trabalhando o PIP na nossa escola.

1-    Como trabalhar o PIP
·        Após a aplicação da Avaliação diagnóstica, os professores mapearam as dificuldades da turma para as intervenções necessárias.
·        É necessário o REPLANEJAMENTO.
Como devemos proceder?
Intervenções Pontuais:  “Caderno de Intervenção Pontual”   Quando a classe está fazendo uma atividade em que todos os alunos  têm autonomia para desenvolvê-la sem a ajuda do professor, este faz uma intervenção com o(s) aluno(s) que está (estão) com dificuldades de aprendizagem. É necessário registrar o trabalho que está sendo desenvolvido, como: data, capacidades trabalhadas x capacidades consolidadas, tipos de atividade e os resultados obtidos. (REGISTRAR TUDO)
·        Professor PEUB: ( Professora Liriane  6º ao 9º Ano).  Pode auxiliar os alunos que se encontram abaixo das expectativas de aprendizagem.  Também  deverá registrar todo o trabalho desenvolvido, como: nome do aluno, turma, o que foi trabalhado, resultados, capacidades consolidadas,...
·        Chamar o responsável para conversar:  (Supervisão) Convocar as famílias dos alunos ( PIP) para uma conversa. Essas  ações ajudam muito, pois é possível conhecer melhor a realidade dos alunos e se eles têm ajuda em casa, se a família “acompanham”o desenvolvimento dos filhos
·        Monitoria ou agrupamento: Com a ajuda dos monitores podemos também conseguir bons resultados. O aluno que tem facilidade senta-se com o que tem dificuldade, para ajudar o colega. É preciso ter bom senso, pois não dá para realizar esse agrupamento em todo o período de aula, mas sim, em atividades específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário