COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM
HISTÓRIA - GEOGRAFIA - CIÊNCIAS
O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES?
As Competências
permitem mobilizar conhecimentos a fim de enfrentar uma determinada
situação usando diversos recursos de forma criativa e inovadora. Os
estudos mais recentes tratam a competência como um conjunto de
conhecimentos e saberes.
As competências mais trabalhadas:
ø Domínio da leitura e da escrita, incluindo-se o ato de construir e contestar argumentações;
ø Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
ø Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
ø Capacidade de receber criticamente os meios de comunicação;
ø Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
ø Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo;
ø Domínio de diferentes linguagens
ø Elaboração de propostas para melhorar a qualidade de vida no bairro, município, estado, país e mundo.
As Habilidades enfocam atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer, mas também ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser.
As habilidades que mais se destacam:
ø Habilidade de transferir, de usar um conhecimento para esclarecer outros conhecimentos;
ø Habilidade de demonstrar, de explicar um fato ou fenômeno por meio de raciocínio lógico;
ø Habilidade de debater, de discutir contestar;
ø Habilidade de relacionar, de estabelecer relações entre diferentes fatos, episódios;
ø Habilidade de pesquisar, de procurar dados e informações, investigar;
ø Habilidade de interpretar, de explicar o sentido de, esclarecer;
ø Habilidade de refletir, de retroceder no caminho do pensamento para avaliar sua validade e concordância;
ø Habilidade de conceituar, de expressar a essência de uma idéia;
ø Habilidade de resumir/sintetizar, de selecionar os elementos fundamentais;
ø Habilidade de desenhar, de transmitir informações por meio da linguagem visual;
ø Habilidade de comparar, de examinar dois ou mais fatos, episódios apontando semelhanças e diferenças entre eles;
ø Habilidade
de pensar sobre o presente em uma perspectiva histórica, para estimular
o desenvolvimento dessa habilidade, propondo atividade como discutindo o
presente, para levar os alunos a compreender e questionar a realidade
atual em uma perspectiva histórica( Fonte: Internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário