PROJETO INVESTIGATIVO INTERDISCIPLINAR
E.E. Profº Antônio Domingues
Chaves DATA: 10/09/2013_
TEMA: “ Vida de Beija-Flor”
PROFESSORA: Maria Helena Barreiro
Maciel Turma-
1ºano
Como surgiu...
Com a
visita de um Beija-flor que
permanece por alguns minutos
voando pelos cantos de nossa sala de aula . Os alunos questionaram, o porque, e para que, aquela
ave estava em nossa sala. Depois de observar por algum tempo , as crianças
perceberam que a ave voa e fica parado no ar, elas ficaram
fascinadas. Então propus que observássemos mais de perto o Beija-Flor, e
fizéssemos uma pesquisa para obter maiores
informações sobre ele . Sendo assim ,o projeto surgiu da curiosidade dos alunos, em
saber sobre a vida dos Beija-flores.
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 1º ano - Escola Estadual Profº Antônio Domingues Chaves
JUSTIFICATIVA: Este projeto permitirá
um contexto de estudo e pesquisa onde professor e alunos ficarão envolvidos com
a temática, permitindo as crianças conhecerem como é o ciclo de vida dos
Beija-flores, proporcionando um momento de descobertas significativas e
prazerosas.
Hipóteses
levantadas pelas crianças
Na
rodinha: Explorar o tema: O QUE QUEREMOS
APRENDER SOBRE OS BEIJA-FLORES? O que
são? Como são? Como nascem? Do que se
alimentam? Quantas patas tem? Quais as utilidades dos beija-flores?
(levantando os conhecimentos prévios das crianças) – foi construído um pequeno
texto com as perguntas (curiosidades) apresentadas pelas crianças
O QUE SABEMOS?
|
O QUE NÃO SABEMOS
|
COMO VAMOS SABER?
|
O QUE
APRENDEMOS
|
-
Bate as asas
-
Cheira a florzinha
- Tem
bico grande
- Voa
rápido
|
- Será
que ele tem pezinho?
- O que
ele vem fazer em nossa sala de aula?
- Como
é sua casa ?
- Quais
as cores do beija-flor?
- Porque
ele tem bico comprido?
- O que
ele come ?
- Ele
cheira a flor?
|
-Pesquisas na internet na aula de
informática
-Pesquisa
em casa com a ajuda dos pais
-
Pesquisa na biblioteca da escola
-
Documentário
|
-Ele não cheira a flor e sim retira o
néctar para se alimentar
-A fêmea constrói o ninho onde
mora
- Existe beija- flores de
várias cores
- Seu bico é comprido para
retirar o néctar das flores
- A fêmea choca de dois a três
ovos
- Ele tem os pés pequenos
- Ele se alimenta do néctar das
flores, porque ele necessita de energia
- Ele voa muito rápido e fica
paradinho no ar
|
OBJETIVO GERAL: Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da
escrita e da leitura
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Valorizar à Preservação da
Natureza através da preservação das diferentes espécies de aves;
·
Procurar proteger as aves, seus ninhos e filhotes;
·
Propiciar
aos alunos conhecimentos gerais e características básicas sobre a vida do
beija-flor;
·
Fomentar o interesse pela pesquisa, propiciando o
reconhecimento desta enquanto uma rica fonte de conhecimento;
·
Estimular a oralidade durante as conversações sobre
seus cuidados com as aves;
·
Desenvolver o cuidado com os animais;
·
Identificar a principal fonte de energia dos beija-flor
·
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e
da escrita, de maneira lúdica e criativa;
·
Usar a escrita e o
desenho como recursos para organização sistemática de uma história e
socialização dos conhecimentos adquiridos. (Produção de textos tendo o
professor como mediador);
·
Manusear, ouvir e
apreciar textos informativos e
poéticos sobre o assunto estudado;
·
Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da
escrita e da leitura
DESENVOLVIMENTO:
DESENVOLVIMENTO:
ATIVIDADES:
|
||
1º momento
: Sensibilização para as atividades
2º momento: Socialização da pesquisa
*Relatos
partindo da pesquisa que fizeram
Any Caroliny- “ Eu descobri que ele tem nariz, é dois
buraquinhos que fica aqui
(
mostrou na gravura ,sobre o bico do
beija-flor).”
Marcos Vinicius-
“ A casinha dele é o ninho de palha, ele tem asa colorida e brilhantes. E voa
rapidinho.”
Alexandre –
“Ele voa sem mexer o corpo.
Maria Gabriela
-“ Seu bico é muito grande para ele sugar o néctar das
flores. Tem olhos e pintinhas no corpinho. Ah,tia! Ele faz o ninho na
árvore e tem ovinhos . “
jean-
“ Tem o pé pequenininho e pretinho.”
Isabela- “Ele gosta de flores.”
Daniel-
“ Ele é colorido e tem o bico grande.”
Cauã-
“ Ele voa rapidinho e tira o néctar da
flores.”
Rayane- “
A mamãe beija-flor cuida do ninho .”
Maria Eduarda-
“ O Beija-flor faz um canudinho da
língua para chupar o melzinho da
flor”.
Maria Clara –
“ O ovinho do beija-flor é tão pequenininho que cabe numa colher”.
Pedro- “O
Beija-flor vem na nossa sala pegar as aranhas”
As crianças que não realizaram a
pesquisa também participaram com
entusiasmo da discussão.
3º momento: Poesia: Conhecendo a estrutura da
poesia/ leitura e escrita:
* Poesia – O Beija-Flor- Paulo Moura ( A
poesia foi escrita em papel craft )
- Ler a poesia para as crianças (várias vezes) chamando
à atenção
para a sonoridade das palavras; destacando as rimas;
_ Destacar as rimas
- Explorar a palavra
Beija-Flor – letra inicial, letra final, nº de silabas
- Ler a poesia
novamente para as crianças apontando as palavras – distribuir papéis
coloridos para as crianças e solicitar que usando moldes risquem e decorem
seus próprios beija-flores – colá-los
no cartaz;
- Construir texto coletivo sendo a professora escriba
4º momento: Pedir
às crianças que tentem ler a poesia apresentada na aula anterior (alternando
entre meninos, meninas e todos);
5º
momento: Leitura
de imagens e observação das características dos beija-flores
- Leitura de imagens: exibição
em PowerPoint de imagens de vários beija-flores – dialogando com as crianças
sobre as imagens exibidas;
- Construção coletiva de uma lista das
características percebidas nas imagens;
6º momento:
• Contação de história: Clin Clin o Beija- Flor Mágico
– fantoches
- Reconto da historia pelas crianças e ilustração da historia
CLIN-CLIN, O BEIJA-FLOR MÁGICO.
Welington Almeida Pinto
ERA UMA VEZ um
beija-flor muito especial que vivia numa terra bem distante. Impressionava
pela plumagem de muitas cores, pelo enorme bico, fininho, e pela cauda de
longas penas verdes, que mais parecia um príncipe de tão elegante!
Como tinha poderes
mágicos, vivia de cartola na cabeça onde guardava uma varinha de condão;
presente de Glinda, sua fada madrinha.
Clin-Clin, como era
chamado, passava o dia inteiro procurando uma flor para beijar. Quando
beijava uma flor também estava se alimentando, pois a comida dos colibris é o
néctar, produzido por elas.
Certo dia, ao se
aproximar de uma margarida do campo não foi bem recebido pela plantinha.
- Atrevido!... Não,
não me beije.
Clin- Clin recua, um
pouco assustado.
- É assim que acolhe
um beija-flor?
-
Detesto beija-flores – confessa a margarida.
- Ah é!... Posso
saber por quê?
- Não interessa.
- Minha função na
Natureza é beijar as flores, não sabe?
A margarida do campo
revira a haste, num gesto de pouco caso:
- Papo-furado!
- Não sente nada
pelos beija-flores?
- Nadinha de nada.
- Brrr... não sabe o
bem que fazemos ao coração das flores!
- Nem quero saber.
Chega de baboseira... e vai dando o fora.
– Fala sério?
- Falo.
- Não pode ser.
- Deixe de ser
convencido e me deixe em paz. Quer saber, odeio tudo nessa vida,
principalmente os chatos – detona a flor, mais irritada.
- Nossa, como você é
mal humorada!
- Sou mesmo!
Uma rosa amarela, ao
lado, se intromete:
- Deixe de ser bobo,
Clin-Clin, não perca tempo com esta desaforada.
- O que está
acontecendo com ela? – pergunta Clin-Clin à rosa.
- Nem imagino. Vive
o tempo inteiro resmungando... Chiiiiiiiiiiiii!... cansa minha beleza!
Preocupado, o
beija-flor acha que deveria fazer alguma coisa pela felicidade da margarida.
Beija as flores em volta e sai à toda velocidade, fazendo acrobacias no ar.
- Até que enfim foi
embora aquele chato! – suspira aliviada a margarida do campo, ao ver o
passarinho sumir no horizonte.
Em vez de ir para
casa, Clin-Clin foi se queixar para a fada Glinda. Aquela, que era sua
madrinha.
- Bom dia, minha
querida madrinha.
- Bom dia, meu
querido afilhado. O que traz tão linda criatura ao meu reino?
- Dificuldades com a
margarida do campo.
- Ela aborrece você,
não é?
- Muito.
- Eu sei.
- Sabe?
- Quero que aprenda
uma coisa: quem não quer bem a si mesmo não pode querer bem aos outros. Pode?
- Não.
- Ela vive com a
cabecinha cheia de asneiras.
O colibri, com cara
de surpresa:
- Meu Deus! Por quê?
- Ela se acha feia
como o diabo na cruz. Ao beijá-la, pensa que está zombando de sua feiúra.
- Pobrezinha!...
- Quando essas
idéias perturbam o coração de uma flor só existe uma receita.
- Qual?
- Paciência e muito
afeto.
- Eu posso...
- Sei que pode
fazê-la muito feliz, agindo com sabedoria.
- Então, torça por
mim.
- Claro.
- Tiau, querida
Glinda.
- Adeus, belo
pássaro.
Satisfeito por ter
descoberto o segredo que perturbava a vida daquela flor, na manhã seguinte,
Clin-Clin volta ao campo florido. Ao se aproximar da margarida é recebido com
a mesma brutalidade.
- Podemos ter uma
conversa? – pergunta o beija-flor.
- Nem pense. Estou
por aquiiiiiiiii, com esses beijoqueiros.
- Que pena!
- Vocês só me
procuram para caçoar.
- Não é verdade.
- É, sim. Nem flor
eu sou.
- Não?
- Isso mesmo, não
sou flor. Pareço, mas não sou. Não vê como são mixurucas as pétalas me
vestem. Não passo de um ramo qualquer.
- Não, não é.
- Então, você deve
ser um beija-flor míope! Minhas pétalas são finas demais e tão brancas que
dói a vista de quem olha.
- Está imaginando
coisas!
- Olha só!... uma
flor tem de ser colorida, pétalas bem perfiladas e vistosas.
- Nada disso. Você é
uma linda flor: branca com o miolo amarelo.
- Troçando de mim?
- Não. Suas pétalas
brancas são tão puras que nenhuma outra possui igual, até parece que são
cobertas de prata. E a corola revestida de ouro.
- Fala bonito assim
só para me cativar. Que negócio é esse de corola?
O beija-flor poderia
explicar e até rir da Margarida, mas procurou ser amável e compreensivo:
- Corola... corola é
a.... Bobagens! Você é linda.
- Jura?
- Juro.
- Então, me acha
bonita de verdade?
- Sim. É encantadora
como todas as flores do mundo.
A margarida do
campo, ao ouvir o beija-flor assim falando, se comove e começa a soluçar.
Chora tanto que suas pétalas caem todas. Ao se ver sem elas, entra em
desespero:
- Santo Deus, que
frio! Acho que não posso viver sem minhas pétalas. Morrerei congelada ou
queimada pelos raios do Sol.
E com o coração aos
pulos:
- Quero minhas
pétalas!
- Calma... calma...
Terá suas pétalas de volta em um minuto – garante o beija-flor.
Clin-Clin tira a
varinha de condão da cartola, bate com ela três vezes no caule da margarida
e, num instante, pétala por pétala, retorna ao seu lugar.
Ao se ver novamente
vestida, a flor exclama:
- Que chique!...
- Viu como suas
pétalas são importantes?
- Agora estou vendo.
- Promete cuidar bem
delas e tirar de sua cabeça os pensamentos ruins?
- Sim, prometo.
E depois de refletir
um pouquinho:
- Clin-Clin, esse
gesto de bondade e tolerância jamais se apagará de minhas lembranças.
- Fico muito feliz.
Agora que está bem, vou beijá-la e partir.
A margarida do
campo, transbordando pólens, diz:
- Quantos beijos
queira.
- Ai... Ai que
romântico! - suspira outra flor, fresca e risonha.
Depois disto, uma
alegria contagiante invadiu o coração de todas as flores da redondeza. A
margarida viveu muitos e muitos anos de bem com a vida, embelezando e
perfumando o mundo.
Naquele dia, o céu
estava limpo de nuvens, muito azul. E os raios de sol pousavam nas árvores,
onde outras aves cantavam, enchendo o ar de música e contentamento.
Mágica e formosa
manhã de primavera!
8º
momento: Aprofundando o conhecimento e produção escrita:
- Pedir
para que as crianças leiam coletivamente e em voz alta a poesia;
- Entregar
para as crianças o texto fatiado da poesia e em grupinho pedir para que a
montem no papel (dois grupinhos) se
apoiando no que está exposto na classe;
9º momento:
Artes - Confeccionando um ninho
Professora: _ Será que é
difícil fazer um ninho? Vamos fazer um?
Solicitei às crianças a criarem um ninho e
que colocassem em prática tudo o que descobriram sobre o beija-flor. Assim,
pedi que elas procurassem no ambiente escolar o que poderíamos usar na
confecção do ninho. Elas recolheram
folhas e gravetos que caíram das árvores e estavam secas no chão. As crianças
criaram várias formas de ninhos, cada qual com suas concepções . foi uma
atividade prazerosa , elas adoraram
montar o ninho. Em todos os momentos houve a atenção das crianças, na coleta
do material, na conversa sobre o Beija-flor e até na descoberta de outro
ninho no tronco de uma árvore da nossa escola , que pode se tornar um outro projeto. Percebemos o interesse pelos pássaros e
ninhos, não somente na escola, mas também fora dela. Pois muitos pais diziam
que as crianças prestavam atenção em todas as árvores da rua e nos pássaros
que voavam perto dela.
Poesia – O Beija-Flor
Produzindo
texto
Visita
do Beija-flor
Encontramos um ninho em uma árvore no pátio da escola
“ Que pena, não era um ninho de Beija-flor ! O
ninho é de um Sabiá , que será nosso próximo projeto.”
Encerramento
* Documentário
exibido no Globo Repórter na TV Globo -Vida de Beija-Flor
|
Cronograma:
10/09
|
Rodinha-
levantamento de hipóteses- conhecimento prévio dos alunos sobre o tema
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11/09
|
História
Clin Clin o beija-flor mágico
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15/09
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Pesquisa
sobre o tema- Os pais foram comunicados através de bilhetes, sobre a realização do
projeto
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16/09
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Socialização
das pesquisas realizadas
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18/09
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Poesia-
o beija-flor ( Paulo Moura)
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19/09
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Confecção
de painéis da poesia( trabalhando
rimas, consciência de palavras e frases).
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23/09
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Texto
informativo sobre o tema- você sabia?...
|
Construção
de
texto coletivo sendo a professora escriba
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Construção
de ninho para o beija-flor
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27/09
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Apresentação e exposição dos painéis construídos pelas
crianças.
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AVALIAÇÃO:
A avaliação
será durante o desenvolvimento do
projeto, observando a participação, o interesse e a apropriação do conhecimento
por parte do aluno.
PRODUTO
FINAL
A culminância do projeto será uma
mostra das coletâneas de atividades realizadas durante o projeto
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