terça-feira, 12 de novembro de 2013

Projeto Beija-Flor





PROJETO  INVESTIGATIVO INTERDISCIPLINAR

 

E.E. Profº Antônio Domingues Chaves                                       DATA:  10/09/2013_

 TEMA: “ Vida de Beija-Flor”

PROFESSORA: Maria Helena Barreiro Maciel                    Turma-  1ºano

 

  Como surgiu...

 Com  a   visita  de um Beija-flor  que   permanece  por alguns minutos voando pelos cantos de nossa sala de aula . Os alunos   questionaram, o porque, e para que, aquela ave estava em nossa sala. Depois de observar por algum tempo  , as crianças  perceberam  que a ave  voa e fica parado no ar, elas ficaram fascinadas. Então propus que observássemos mais de perto o Beija-Flor, e fizéssemos uma pesquisa para  obter  maiores  informações  sobre ele . Sendo  assim ,o projeto surgiu da curiosidade dos alunos, em saber sobre a vida dos Beija-flores.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 1º ano  - Escola Estadual Profº  Antônio Domingues Chaves

JUSTIFICATIVA: Este projeto permitirá um contexto de estudo e pesquisa onde professor e alunos ficarão envolvidos com a temática, permitindo as crianças conhecerem como é o ciclo de vida dos Beija-flores, proporcionando um momento de descobertas significativas e prazerosas.

Hipóteses levantadas pelas crianças

Na rodinha: Explorar o tema:  O QUE QUEREMOS APRENDER  SOBRE OS BEIJA-FLORES? O que são?  Como são? Como nascem? Do que se alimentam? Quantas  patas  tem? Quais as utilidades dos beija-flores? (levantando os conhecimentos prévios das crianças) – foi construído um pequeno texto com as perguntas (curiosidades) apresentadas  pelas crianças

 

O QUE SABEMOS?
O QUE NÃO SABEMOS
COMO VAMOS SABER?
O QUE APRENDEMOS
 
 
- Bate  as  asas
- Cheira a florzinha
- Tem bico grande
- Voa rápido
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- Será que ele tem  pezinho?
- O que ele  vem fazer em nossa sala de aula?
- Como é sua casa  ?
- Quais as  cores do beija-flor?
- Porque ele tem bico comprido?
- O que ele come  ?
- Ele cheira a flor?
 
 
 -Pesquisas na internet na aula de informática
 
-Pesquisa em casa com a ajuda dos pais
 
- Pesquisa na biblioteca da escola
- Documentário
 
-Ele  não cheira a flor e sim retira o néctar  para se alimentar
-A fêmea constrói o ninho onde mora
- Existe beija- flores de várias cores
- Seu bico é comprido para retirar o néctar das flores
- A fêmea choca de dois a três ovos
- Ele tem os pés pequenos
- Ele se alimenta do néctar das flores, porque ele  necessita de  energia
- Ele voa muito rápido e fica paradinho no ar

OBJETIVO GERAL:  Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da escrita e da leitura

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Valorizar à Preservação da Natureza através da preservação das diferentes espécies de aves;

·         Procurar proteger as aves, seus ninhos e filhotes;

·         Propiciar aos alunos conhecimentos gerais e características básicas sobre a vida do beija-flor;

·         Fomentar o interesse pela pesquisa, propiciando o reconhecimento desta enquanto uma  rica  fonte  de  conhecimento;

·         Estimular a oralidade durante as conversações sobre seus cuidados com as aves;

·         Desenvolver  o cuidado  com os animais;

·         Identificar a principal fonte de energia  dos  beija-flor

·         Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;

·         Usar a escrita e o desenho como recursos para organização sistemática de uma história e socialização dos conhecimentos adquiridos. (Produção de textos tendo o professor como mediador);

·         Manusear, ouvir e apreciar textos  informativos  e  poéticos sobre o assunto estudado;

·         Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da escrita e da leitura
DESENVOLVIMENTO:

ATIVIDADES:
 
 
1º momento : Sensibilização para  as atividades
 
  • Durante o levantamento de conhecimentos prévios  realizado na rodinha  foi  anotado  no quadro  as hipóteses levantadas.  Tomando o cuidado  para não dar informações para as crianças nesse momento. O importante é não informar, mas, registrar as hipóteses problematizando-as.
 
  • Depois das hipóteses levantadas, passamos para a pesquisa do tema. Os pais foram comunicados  através de bilhetes, sobre a realização do projeto . Tanto a professora, como os alunos, levaram materiais  referentes ao tema para a sala de aula. Os mesmos foram disponibilizados aos alunos para que, em grupo, fizessem observações, discussões na rodinha. “ Deram um show”!
 
2º momento: Socialização da pesquisa
 
*Relatos  partindo da pesquisa que fizeram
 
Any Caroliny-  “ Eu descobri que ele tem nariz, é dois buraquinhos  que fica aqui
( mostrou   na gravura ,sobre o bico do beija-flor).”
 
Marcos Vinicius- “ A casinha  dele  é o ninho de palha,  ele tem asa colorida e brilhantes. E voa rapidinho.”
 
Alexandre – “Ele  voa sem mexer o corpo.
 
Maria Gabriela -“  Seu bico é  muito grande para ele sugar o néctar das flores. Tem olhos e pintinhas no corpinho. Ah,tia! Ele faz o ninho na árvore  e tem ovinhos  . “
 
jean- “ Tem o pé pequenininho e pretinho.”
 
Isabela-  “Ele gosta de flores.”
 
 Daniel- “ Ele é colorido e tem o bico grande.”
 
Cauã- “ Ele voa  rapidinho e tira o néctar da flores.”
 
Rayane- “ A mamãe  beija-flor cuida do ninho .”
 
Maria Eduarda- “ O Beija-flor faz um canudinho  da língua para  chupar o melzinho da flor”.
 
Maria Clara – “ O ovinho do beija-flor é tão pequenininho que cabe numa colher”.
 
Pedro- “O Beija-flor  vem na nossa sala pegar as aranhas”
 
 As crianças que não realizaram a pesquisa  também participaram com entusiasmo  da discussão.
 
3º momento: Poesia: Conhecendo a estrutura da poesia/ leitura e escrita:
 
* Poesia – O Beija-Flor- Paulo Moura ( A poesia  foi escrita  em papel craft )
 
- Ler  a poesia para as crianças  (várias vezes) chamando
 à atenção  para a sonoridade das palavras; destacando as rimas;
_ Destacar as rimas
- Explorar a palavra Beija-Flor – letra inicial, letra final, nº de silabas
- Ler a poesia novamente para as crianças apontando as palavras – distribuir papéis coloridos para as crianças e solicitar que usando moldes risquem e decorem seus  próprios beija-flores – colá-los no cartaz;
- Construir  texto coletivo sendo a  professora  escriba  
 
4º momento: Pedir às crianças que tentem ler a poesia apresentada na aula anterior (alternando entre meninos, meninas e todos);
                                                                                                                    
5º momento: Leitura de imagens e observação das características dos beija-flores
 
- Leitura de imagens: exibição em PowerPoint de imagens de vários beija-flores – dialogando com as crianças sobre as imagens exibidas;
 
- Construção coletiva de uma lista das características percebidas nas imagens;
 
6º momento:
• Contação de história: Clin Clin o Beija- Flor Mágico – fantoches
- Reconto da historia pelas crianças  e ilustração da historia
CLIN-CLIN, O BEIJA-FLOR MÁGICO.
Welington Almeida Pinto 
 
ERA UMA VEZ um beija-flor muito especial que vivia numa terra bem distante. Impressionava pela plumagem de muitas cores, pelo enorme bico, fininho, e pela cauda de longas penas verdes, que mais parecia um príncipe de tão elegante!
Como tinha poderes mágicos, vivia de cartola na cabeça onde guardava uma varinha de condão; presente de Glinda, sua fada madrinha.
Clin-Clin, como era chamado, passava o dia inteiro procurando uma flor para beijar. Quando beijava uma flor também estava se alimentando, pois a comida dos colibris é o néctar, produzido por elas.
Certo dia, ao se aproximar de uma margarida do campo não foi bem recebido pela plantinha.
- Atrevido!... Não, não me beije.
Clin- Clin recua, um pouco assustado.
- É assim que acolhe um beija-flor?
- Detesto beija-flores – confessa a margarida.                
- Ah é!... Posso saber por quê?
- Não interessa.
- Minha função na Natureza é beijar as flores, não sabe?
A margarida do campo revira a haste, num gesto de pouco caso:
- Papo-furado!
- Não sente nada pelos beija-flores?
- Nadinha de nada.
- Brrr... não sabe o bem que fazemos ao coração das flores!
- Nem quero saber. Chega de baboseira... e vai dando o fora.
– Fala sério?
- Falo.
- Não pode ser.
- Deixe de ser convencido e me deixe em paz. Quer saber, odeio tudo nessa vida, principalmente os chatos – detona a flor, mais irritada.
- Nossa, como você é mal humorada!
- Sou mesmo!
Uma rosa amarela, ao lado, se intromete:
- Deixe de ser bobo, Clin-Clin, não perca tempo com esta desaforada.
- O que está acontecendo com ela? – pergunta Clin-Clin à rosa.
- Nem imagino. Vive o tempo inteiro resmungando... Chiiiiiiiiiiiii!... cansa minha beleza!
Preocupado, o beija-flor acha que deveria fazer alguma coisa pela felicidade da margarida. Beija as flores em volta e sai à toda velocidade, fazendo acrobacias no ar.
- Até que enfim foi embora aquele chato! – suspira aliviada a margarida do campo, ao ver o passarinho sumir no horizonte.
Em vez de ir para casa, Clin-Clin foi se queixar para a fada Glinda. Aquela, que era sua madrinha.
- Bom dia, minha querida madrinha.
- Bom dia, meu querido afilhado. O que traz tão linda criatura ao meu reino?
- Dificuldades com a margarida do campo.
- Ela aborrece você, não é?
- Muito.
- Eu sei.
- Sabe?
- Quero que aprenda uma coisa: quem não quer bem a si mesmo não pode querer bem aos outros. Pode?
- Não.
- Ela vive com a cabecinha cheia de asneiras.
O colibri, com cara de surpresa:
- Meu Deus! Por quê?
- Ela se acha feia como o diabo na cruz. Ao beijá-la, pensa que está zombando de sua feiúra.
- Pobrezinha!...
- Quando essas idéias perturbam o coração de uma flor só existe uma receita.
- Qual?
- Paciência e muito afeto.
- Eu posso...
- Sei que pode fazê-la muito feliz, agindo com sabedoria.
- Então, torça por mim.
- Claro.
- Tiau, querida Glinda.
- Adeus, belo pássaro.
Satisfeito por ter descoberto o segredo que perturbava a vida daquela flor, na manhã seguinte, Clin-Clin volta ao campo florido. Ao se aproximar da margarida é recebido com a mesma brutalidade.
- Podemos ter uma conversa? – pergunta o beija-flor.
- Nem pense. Estou por aquiiiiiiiii, com esses beijoqueiros.
- Que pena!
- Vocês só me procuram para caçoar.
- Não é verdade.
- É, sim. Nem flor eu sou.
- Não?
- Isso mesmo, não sou flor. Pareço, mas não sou. Não vê como são mixurucas as pétalas me vestem. Não passo de um ramo qualquer.
- Não, não é.
- Então, você deve ser um beija-flor míope! Minhas pétalas são finas demais e tão brancas que dói a vista de quem olha.
- Está imaginando coisas!
- Olha só!... uma flor tem de ser colorida, pétalas bem perfiladas e vistosas.
- Nada disso. Você é uma linda flor: branca com o miolo amarelo.
- Troçando de mim?
- Não. Suas pétalas brancas são tão puras que nenhuma outra possui igual, até parece que são cobertas de prata. E a corola revestida de ouro.
- Fala bonito assim só para me cativar. Que negócio é esse de corola?
O beija-flor poderia explicar e até rir da Margarida, mas procurou ser amável e compreensivo:
- Corola... corola é a.... Bobagens! Você é linda.
- Jura?
- Juro.
- Então, me acha bonita de verdade?
- Sim. É encantadora como todas as flores do mundo.
A margarida do campo, ao ouvir o beija-flor assim falando, se comove e começa a soluçar. Chora tanto que suas pétalas caem todas. Ao se ver sem elas, entra em desespero:
- Santo Deus, que frio! Acho que não posso viver sem minhas pétalas. Morrerei congelada ou queimada pelos raios do Sol.
E com o coração aos pulos:
- Quero minhas pétalas!
- Calma... calma... Terá suas pétalas de volta em um minuto – garante o beija-flor.
Clin-Clin tira a varinha de condão da cartola, bate com ela três vezes no caule da margarida e, num instante, pétala por pétala, retorna ao seu lugar.
Ao se ver novamente vestida, a flor exclama:
- Que chique!...
- Viu como suas pétalas são importantes?
- Agora estou vendo.
- Promete cuidar bem delas e tirar de sua cabeça os pensamentos ruins?
- Sim, prometo.
E depois de refletir um pouquinho:
- Clin-Clin, esse gesto de bondade e tolerância jamais se apagará de minhas lembranças.
- Fico muito feliz. Agora que está bem, vou beijá-la e partir.
A margarida do campo, transbordando pólens, diz:
- Quantos beijos queira.
- Ai... Ai que romântico! - suspira outra flor, fresca e risonha.
Depois disto, uma alegria contagiante invadiu o coração de todas as flores da redondeza. A margarida viveu muitos e muitos anos de bem com a vida, embelezando e perfumando o mundo.
Naquele dia, o céu estava limpo de nuvens, muito azul. E os raios de sol pousavam nas árvores, onde outras aves cantavam, enchendo o ar de música e contentamento.
Mágica e formosa manhã de primavera!
 
 7º momento:
  Texto informativo  -
        VOCÊ SABIA?...  AS FÊMEAS TÊM MUITO TRABALHO
           PORQUE, SÃO ELAS QUE CONSTROEM OS NINHOS      
     COM FOLHAS E FLORES, CHOCAM OS  OVOS  E 
 PROTEGEM  OS FILHOTES.
          GERALMENTE BOTAM APENAS  DOIS
OVOS...
  
                                                                                      
 
                      
8º momento: Aprofundando o conhecimento e produção escrita:
-  Pedir para que as crianças leiam coletivamente e em voz alta a poesia;
-  Entregar para as crianças o texto fatiado da poesia e em grupinho pedir para que a montem no papel  (dois grupinhos) se apoiando no que está exposto na classe;
 
9º momento: Artes - Confeccionando  um ninho
Professora: _ Será que é difícil fazer um ninho? Vamos fazer um?
 Solicitei às crianças a criarem um ninho e que colocassem em prática tudo o que descobriram sobre o beija-flor. Assim, pedi que elas procurassem no ambiente escolar o que poderíamos usar na confecção do ninho. Elas  recolheram folhas e gravetos que caíram das árvores e estavam secas no chão. As crianças criaram várias formas de ninhos, cada qual com suas concepções . foi uma atividade prazerosa  , elas adoraram montar o ninho. Em todos os momentos houve a atenção das crianças, na coleta do material, na conversa sobre o Beija-flor e até na descoberta de outro ninho no tronco de uma árvore da nossa escola , que pode  se tornar um outro projeto.   Percebemos o interesse pelos pássaros e ninhos, não somente na escola, mas também fora dela. Pois muitos pais diziam que as crianças prestavam atenção em todas as árvores da rua e nos pássaros que voavam perto dela. 
 

  
 Os alunos coletando material para confecção do ninho.
 
 
 
Poesia – O Beija-Flor
Explorando rimas, consciência de palavras, espaços em branco
 
 
   Hipóteses
 
  
 
Produzindo texto
 
 
 
 
Visita do Beija-flor
 
 
  
Encontramos  um ninho em uma árvore  no pátio da escola
 
 
“ Que pena, não era um ninho de Beija-flor ! O ninho é de um Sabiá , que será nosso próximo projeto.”
 
 




Encerramento
* Documentário exibido no Globo Repórter na TV Globo -Vida de Beija-Flor                

 

Cronograma:

10/09
Rodinha- levantamento de hipóteses- conhecimento prévio dos alunos sobre o tema
11/09
História Clin Clin o beija-flor mágico
15/09
Pesquisa sobre o tema- Os pais foram comunicados  através de bilhetes, sobre a realização do projeto
16/09
Socialização das pesquisas realizadas
18/09
Poesia- o beija-flor ( Paulo Moura)
19/09
Confecção de painéis da poesia( trabalhando  rimas, consciência de palavras e frases).
23/09
Texto informativo sobre o tema- você sabia?...
 
Construção  de   texto coletivo sendo a professora escriba
 
Construção de ninho para o beija-flor
27/09
Apresentação  e exposição dos painéis construídos pelas crianças.

 

 

AVALIAÇÃO:

  A avaliação será  durante o desenvolvimento do projeto, observando a participação, o interesse e a apropriação do conhecimento por parte do aluno.

PRODUTO FINAL
A culminância do projeto será uma  mostra das coletâneas de atividades realizadas durante o projeto



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário