quinta-feira, 12 de abril de 2012

Polinomio


Que interessante! Os alunos do 8º Ano da Professora Izabel tiveram a oportunidade de trabalhar no concreto POLINOMIO. Foi muito positivo.
Veja os passos da aula:
Primeiramente a professora ressaltou a importancia dos Polinomios: "Devemos estudar os polinômios em razão de sua importância dentro da matemática e demais áreas. Seu estudo aborda as operações aritméticas desse conceito, assim como as propriedades desse conceito".  
Em seguida foi passado ao aluno o seguinte desafio:
  2x2 – 3xy  +  9y2  
Com esta singela arma de papelão, foi dado o primeiro passo. Foram utilizados dois cartões um branco e outro amarelo. A estratégia utilizada resume-se no emprego de quadrados e retângulos coloridos permitindo ao aluno descobrir regras para os produtos notáveis.
Foi pedido aos alunos que analisem o material e identifiquem as relações entre as dimensões e as formas das peças, Em seguida que, usando números, estabeleçam medidas para os quadrados e os retângulos.
Utilizando somentes as peças amarelas, foi pedido aos alunos que denominem as duas diferenças dimensões das peças nomeando de x e de y os respectivos lados.
O objetivo é eliminar os números da representação e utilizar somente letras.
Em outra aula, a professora apresentou aos alunos um kit com retângulos de tamanhos e cores diferentes, onde as peças são nomeadas de acordo com a sua área.  Por exemplo, você tem um retângulo amarelo que chamamos de xy, pois um lado mede x e o outro y, logo a área do retângulo amarelo é xy.
A professora foi mostrando algumas peças e os alunos foram escrevendo uma representação algébrica associada a elas.
Foi observado que muitos alunos embora apresentassem dificuldades em adicionar e subtrair polinômios, compreenderam melhor o processo depois do jogo apresentado em sala, sem contar o envolvimento deles na aula de matemática.





Parabéns Professora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário