segunda-feira, 27 de outubro de 2014

1ª GINCANA DA MATEMÁTICA

Nos dias 22 e 25 de outubro, toda escola esteve envolvida na 1ª Gincana da Matemática. Por seu caráter lúdico, foi possível ver a integração, a união entre alunos e professores. As competições envolveram raciocínio lógico, exercícios matemáticos e muita diversão e criatividade. Parabéns aos alunos e professores Maury, Kênia, Mateus e David pelo ótimo trabalho!


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

II SEMANA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Usando como ponto de partida a obra de Monteiro Lobato, os professores de Língua Portuguesa conseguiram semear o prazer pela leitura entre os alunos. Videos, dramatizações, documentários, músicas resgataram a turma do Sítio e o emblemático Jeca Tatu. Toda a escola foi envolvida num clima de muita alegria e participação.




quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A XACINA DO TESTO - Roberto Pompeu de Toledo (publicado na VEJA)



Apezar da xuva, muita jente esteve prezente ao ezersisio de jinastica qe teve lugar no colejio. Omens, mulheres e criansas no fim cantaram o Ino Nasional. Ouve pesoas qe ate xoraram de emosão cuando a festa terminou. Oje qem qiser pode asistir a nova aprezentasão.
A impressão é de escombros do que foi outrora a língua portuguesa em sua forma escrita. Como se tivesse sido atingida por uma bomba e alguns destroços irreconhecíveis houvessem sido resgatados da hecatombe. A comparação não é absurda. Tem o efeito de uma bomba a radical reforma ortográfica defendida pelo site Simplifi­­cando a Ortografia (simplificandoaortografia.com), criado pelo professor de português Ernani Pimentel. Sua proposta é acabar com letras que não se pronunciam, como o “H” no início de certas palavras e o “U” que se segue ao “Q” em “quintal” e “querido”, assim como a duplicidade de representação do mesmo som em “S” e “Z”, “SS” e “Ç” ou “G” e “J”.
Não é uma proposta inovadora. Para citar uma das que já se apresentaram com espírito semelhante no passado, o general Bertoldo Klinger, figura preeminente da Era Vargas, não só formulou a sua como a praticou – ele grafava seus textos segundo as regras que inventou. O general (aliás, jeneral) Klinger, em quem o reformador da língua escrita se misturava ao reformador do povo brasileiro, explicava: “Ortografia é lojica. Lojica é ordem. Sem ordem não a nasão. Logo, não a nasão sem ortografia lojica”.