domingo, 23 de junho de 2013

IV- Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio ambiente - CNIJMA


Temática - "Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis"

EDUCANDO-NOS PARA PENSAR E AGIR EM TEMPOS 
DE MUDANÇAS SOCIOAMBIENTAIS GLOBAIS

Alunos - Jovens da E. E. Professor Antônio Domingues Chaves - Agora é sua vez - 
Fortaleça sua voz e ajuda a tornar o presente e o futuro mais sustentáveis.

Vamos "arregaçar as mangas" e partir para a ação?

Vamos procurar respostas para:
  • O que é escola sustentável?
  •  Quais valores, habilidades e atitudes são necessários para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações?
  • como transformar a escola em um espaço vivo, bonito, acolhedor, inclusivo e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental?
  • como as edificações escolares podem estimular a inovação, a aprendizagem e o cuidado dos seres humanos entre si e com o meio em que vivem?


PARA REFLETIR

Você já parou para pensar na forma como vivemos? como nos comunicamos, o que fazemos no ambiente em que vivemos e estudamos? O que faz a nossa vida ser boa, gratificante e feliz? O que realmente prezamos na vida?

1ª parte
A Conferência e seus momentos
O que é uma conferência?
Conferência é um processo democrático de diálogo e participação no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expõem diversos pontos de vista, deliberam
coletivamente e, a partir dos debates, escolhem representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos.
Conferência para quê?
• Para que os participantes ouçam, falem, divulguem as suas ideias e ações e interfiram nos rumos da política pública. No caso desta conferência, a vez e a voz estão
com os adolescentes. Os estudantes têm o direito de participar – no presente – da construção de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, seu município, sua região, para o Brasil e para o planeta.
• Para criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre questões sociais e ambientais que envolvam a comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo.
• Para qualificar a formação de uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais.
• Para discutir caminhos que transformem a sua escola em um espaço educador sustentável.
Espaço Educador Sustentável
É um espaço onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. Esse espaço tem uma intencionalidade deliberada de
educar para a sustentabilidade, mantém coerência entre as práticas e posturas e se responsabilizam pelos impactos que geram. Dessa forma buscam compensá-los com tecnologias
apropriadas. Eles nos ajudam a aprender, a pensar e a agir para construir o presente e o futuro com criatividade, inclusão, liberdade e respeito às diferenças, aos direitos humanos e ao
meio ambiente. Por suas características, esses espaços influenciam a todos que por ele circulam e nele convivem e assim educam por si mesmos. Com isso, tornam-se referência de
sustentabilidade para toda a comunidade.


1.2. COMO SERÁ A IV CONFERÊNCIA?
A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será construída a partir das etapas: Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual,
Encontro Preparatório e Conferência Nacional.
Primeiro Momento: Conferência na Escola (etapa obrigatória)
A Conferência na Escola é o momento mais rico do processo, pois permite à comunidade escolar (estudantes de todos os turnos, professores, funcionários e representantes
da comunidade):
a) Conhecer e debater o tema proposto e suas relações com as questões ambientais locais e globais.
b) Pensar sobre os desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável.
c) Reconhecer as questões socioambientais no território da escola, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida.
d) Criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) como espaço de debate sobre questões sociais e ambientais na escola e na
comunidade e perceber como eles se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos e prevenção de riscos e emergências ambientais.
e) Buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação (vídeo,
cartilha, manual, jogo cooperativo, uma campanha, spot de rádio, entre outros).
f) Planejar e inserir no Projeto Político-Pedagógico (PPP) ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciem mudanças
rumo à construção de escolas sustentáveis.
Educomunicação é uma maneira de unir educação com comunicação que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço
educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão – mas também fazem cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. A segunda parte
desta publicação possibilita um maior aprofundamento sobre esse conceito e propõe atividades de educomunicação a serem utilizadas na Conferência na Escola.
Aguardem !!! Vem mais!!